domingo, 30 de janeiro de 2011

Atividade sobre o Texto - A Revelação pelas Escrituras

Olá, Queridos (as)!!! Vamos responder as questões abaixo? Utilize a parte de comentários e expresse sua opinião a respeito dos assuntos discutidos na classe.


I. Analise as frases abaixo sobre a Bíblia e o parágrafo “Então, o que é a Bíblia?” e respondas as questões que seguem:

Bíblia, revelação e iluminação

“Por que a Bíblia é a Palavra de Deus, tem relevância eterna; fala para toda a humanidade em todas as eras e em todas as culturas. Porque é a Palavra de Deus, devemos escutar – e obedecer.” (Gordon D. Fee)

“A Bíblia é o registro da revelação de Deus ao homem. Revelação significa a obra de Deus em fazer-se conhecido aos homens. Deus deu a cada geração a verdade divina, na medida em que ela estava em condições de recebê-la. Os que escreveram o registro bíblico estavam sob a direção divina. A isso chamamos inspiração. O Deus infinito escolheu canais humanos, o intelecto e a experiência humana, através dos quais derramou sua verdade sobre toda a geração dos homens. Hoje, o Espírito Santo guia e dirige o espírito do homem que estuda e procura interpretar a sua Palavra. A isso chamamos iluminação”. (H.W. Tribble)

1. O que os textos têm em comum?

2. Qual a definição de “Bíblia” e como ela se encontra estruturada?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

II. Analise a parte “A Inspiração da Bíblia” e responda as seguintes questões:

1. O que é?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O que significa?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

III. A Infalibilidade das Escrituras

1. Que versículo é usado pelo autor para destacar a infalibilidade das Escrituras?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O que significa?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Há outras evidências dessa afirmação?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Bíblia - Diante do Trono

Trailer - O Livro de Eli

Lição 1 - 16/01/11

- Texto adaptado da revista Diálogo e Ação (EBD - adolescentes) da Juerp, 1T2011 –

Ano passado, o filme “O Livro de Eli” fez bastante sucesso nos cinemas. Trata-se de uma ficção sobre um livro sagrado que guiaria a humanidade para Deus. E o que isso tem a ver com a lição da Escola Dominical? Apesar do filme ser uma ficção, existe de fato um livro sagrado que nos leva até Deus. Este livro é a Bíblia, também chamada de Palavra de Deus ou Escrituras. Para isso, começaremos esta lição estudando justamente a Bíblia, porque toda nossa doutrina está baseada nela, e isso porque ela veio do próprio Deus para nós, quando o Espírito Santo de Deus inspirou seus autores.

Antigamente, quando um garoto estava afim de uma garota, ele pedia o telefone dela. Hoje em dia, ele pede o MSN. Você já pediu o MSN de alguém? Alguém já pediu o seu? E por que fazemos isso? Porque o bate-papo do MSN é uma forma de conhecermos melhor a outra pessoa. Através da escrita, você troca informações sobre o que a outra pessoa faz, gosta, sua história e outras curiosidades. Assim também é o relacionamento de Deus com a gente! É verdade que Deus não tem um e-mail, mas ele tem algo muito melhor: sua Palavra. Assim como você pode conhecer melhor uma pessoa lendo o que ela escreve para você pela internet, você pode conhecer a Deus pela Bíblia.

Então, o que é a Bíblia?

A Bíblia, uma coleção de 66 livros, é a revelação de Deus para nós. Ela é basicamente divida em duas partes: O Antigo Testamento, que é composto pela narração que vai da criação do mundo à espera de Jesus pelo povo de Israel e o Novo Testamento, que narra da vinda de Jesus ao nosso mundo até os escritos de João sobre como será o fim dos tempos.

Muitas pessoas, ao longo do tempo, inventaram várias religiões tentando, através delas, descobrir quem é Deus. Mas não é o ser-humano que descobre como chegar até Deus, mas Deus que vai até o ser-humano, revelando quem Ele é na sua Palavra. Por isso, na fé cristã, não é o que “eu acho” que é certo ou errado, mas o que a Bíblia diz ser certo ou errado. Por isso a importância de estudarmos doutrinas bíblicas. Diante disso você talvez se pergunte: mas a Bíblia não foi escrita por homens? Como posso confiar nela como sendo a revelação de Deus?

A Inspiração

A Bíblia não é um livro comum, pois não foi escrita pela vontade dos homens, mas, como lemos em 2 Pe 1, 21, “homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. Isso não quer dizer que Deus ditou cada palavra da Bíblia, mas inspirou os homens para que, com suas personalidades e culturas, escrevessem aquilo que Ele queria revelar para a humanidade, conforme lemos em 2 Tm 3,16: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”. Por isso, a Bíblia é infalível, ou seja, ela não falha naquilo que ela afirma. Um exemplo bastante recente disso foi o terremoto que abalou o Chile, ano passado, deslocando o eixo do planeta Terra em 8 cm, causando uma redução no dia de 1,26 microssegundos, conforme a Bíblia já afirmara em Mt 24,22.

Quando os autores escreveram os versículos que nós lemos, bem como o restante da Bíblia, eles estavam sendo perseguidos por serem cristãos. Assim, o fato de sustentarem tal afirmação diante da possibilidade da morte, por si só demonstra que eles claramente entendiam ser uma revelação de Deus e não uma invenção humana. Mas existem outras evidências sobrenaturais que demonstram ser a Bíblia um livro inspirado por Deus. Ela, por exemplo, nunca errou nenhuma profecia. Além disso, ela foi escrita por dezenas de autores diferentes, em situações diferentes, que não se conheceram e, mesmo assim, apresenta no conjunto final uma unidade fantástica.

E justamente por a Bíblia ser a revelação de Deus para nós e conter o que Ele requer de nossas vidas é que nós precisamos estudá-la com muito carinho.

Mensagem de Reflexão


A Face de Deus

Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus.
Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente.
Um dia encheu sua mochila com pastéis e guaraná e saiu para brincar no Parque.

Quando ele andou umas 3 quadras, encontrou um velhinho sentando em um banco da praça olhando os pássaros.
O menino sentou-se junto a ele, abriu sua mochila e ia tomar um gole de guaraná, quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome, então ofereceu-lhe um pastel.

O velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino.
Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo; então ele ofereceu-lhe seu guaraná.

Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino.
O menino estava tão feliz ! Ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastéis e bebendo guaraná pelo resto da tarde sem falarem um ao outro.

Quando começou a escurecer o menino estava cansado e resolveu voltar para casa, mas antes de sair ele se voltou e deu um grande abraço ao velhinho. Aí o velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido.

Quando o menino entrou em casa, sua mãe surpresa perguntou ao ver a felicidade estampada em sua face.

O que você fez hoje que te deixou tão feliz assim?
Ele respondeu:
Passei a tarde com Deus e acrescentou,
Você sabe, Ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi!

Enquanto isso, o velhinho chegou em casa com o mais radiante sorriso na face, e seu filho perguntou:

Por onde você esteve que está tão feliz?
E o velhinho respondeu:

Comi pastéis e tomei guaraná no parque com Deus.
Antes que seu filho pudesse dizer algo, falou:
Você sabe que Ele é bem mais jovem do que eu pensava?
A face de Deus está em todas as pessoas e coisas que são vistas por nós com os olhos do amor e do coração.

Que Deus abençoe você e ilumine seu coração para que você possa sempre oferecer o sorriso de Deus a muitas pessoas.
Muitos são os que têm fome e sede Dele.

Reunião com os Pais - 09/01/11

A Família e a Escola Bíblica Dominical

 

Escrito por: Margarida Barros

 

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Provérbios 22:6)

A Escola Bíblica Dominical é uma oportunidade única de estudar a Bíblia, aplicando-a à vida pessoal e adequando a Palavra de Deus a cada idade. É, por isso, um instrumento de crescimento espiritual para toda a família.
Os filhos precisam de alimento espiritual. Têm de ser ensinados nos caminhos do Senhor e instruídos no carácter de Deus. Precisam aprender que toda a vida deve estar centrada em Deus. Os pais têm um papel importantíssimo no acompanhamento da vida espiritual dos filhos. Faz parte da responsabilidade dos pais:
1º – Dar o exemplo
O exemplo é um bom meio de comunicação. Quando os pais descuram a igreja e o ensino bíblico, estão a comunicar que não tem grande importância.
Não “peça desculpa” por ser cristão. Não dê a entender que ir à igreja que é um dever para si. Não mostre o Cristianismo como uma opção, e ainda por cima de pouco interesse, mas algo fundamental para a vida. Não falte. Participe. Estude. Envolva-se.
2ª – Ajudar os filhos
A participação ativa dos pais é fundamental, ajudando-os a estudarem a lição, a memorizarem os versículos, a participarem nos concursos, a serem obedientes e a respeitarem os professores e o tempo da EBD como uma coisa importante para a vida deles.
3º – Acompanhar
Pergunte o que é que os seus filhos estudaram, o que é que aprenderam, o que é que gostaram mais… responda a perguntas. Ajude-os, durante a semana, nas leituras da Bíblia, no estudo da lição, na aprendizagem dos versículos e nas tarefas de aplicação bíblica. Ensine os seus filhos a orarem pelo professor da Escola Dominical e a ter amor pela igreja.
4º Valorizar a EBD
Considere a Escola Bíblica Dominical como uma ESCOLA importante para o desenvolvimento espiritual e moral dos seus filhos. Transmita esse espírito positivo e de valor aos filhos, com entusiasmo e alegria. Assim como transmite a importância do bom empenhamento nos estudos escolares dos seus filhos, do mesmo modo deve valorizar o seu desenvolvimento espiritual e zelo pela aprendizagem dos princípios bíblicos.
5º Não faltar
Por sua culpa, as crianças é que ficam a perder. Não acompanham, não sabem, não ganham prêmios, não se habituam ao ambiente, não se introduzem no grupo e por isso não fazem amigos na igreja. Não conhecem a Bíblia, não sabem nada sobre a vontade de Deus para as suas vidas, não têm referências morais e espirituais. Desmotivam-se e depois não querem ir ou participar. Vá com os seus filhos à Escola Bíblica Dominical regularmente.
6º Não chegar tarde
Deus é muito mais importante do que mais meia hora na cama. Habitue-se a chegar no horário, por respeito a Deus e aos seus irmãos em Cristo. Leve o seu filho no horário. De outra maneira, perturba as classes e as crianças perdem o seguimento e o ambiente descontraído das atividades iniciais que normalmente têm como alvo despertar o interesse.
7º Ter atenção e cuidado
O cuidado e a atenção dos pais na preparação para o Domingo é muito importante. Preocupe-se em ajudar a criança a levar a Bíblia, a revista, a oferta e a ter tudo cuidado. O ideal será arranjar ao seu filho uma pasta própria para a EBD tal como tem uma para a escola, onde pode colocar todos os materiais preparados para levar à igreja.

Convite para os Adolescentes

Professores da Classe Diálogo & Ação - Adolescentes - PIB Cruz

Ana Paula

                                                                      Arquimedes

Katiane

                                                                      Maria Cleusa

                                                                          Patrícia